Como adicionar foto e nome nos resultados do Google

27/08/2018


Há algum tempo atrás, mais especificamente em junho de 2011, o Google anunciou o lançamento de um algoritmo chamado Agent Rank em seu blog oficial. Esse algoritmo tem a capacidade de associar determinado conteúdo e autor e exibi-los de maneira interligada na tela de resultados de pesquisa orgânica do Google, tudo isso com a finalidade de valorizar todos que produzem conteúdo qualidade e também de inibir o plágio virtual.

O Agent Rank é diretamente ligado a rede social do Google, o Google +, logo todo autor que desejar se vincular a seu conteúdo precisará de um perfil nesta mesma. Os benefícios tragos por esta associação são vários, já que além de exibir a página de maneira de personalizada nos resultados do Google parte da influência do autor também será considerada na hora de posicionar novas páginas adicionadas no site ou blog.

Criar este tipo de associação autor-conteúdo é sem dúvida um grande passo a frente de toda concorrência do mercado brasileiro, pois são poucos os autores que possuem conhecimento desta funcionalidade e a utilizam aqui no Brasil. Outro ponto que reforça a importância de aplicar esta técnica de imediato e que ela começou a ser implementada de maneira considerável no Brasil apenas neste mês (junho), ou seja, o número de resultados personalizados ainda é muito pequeno e o resultado que exibir uma imagem do autor com certeza terá seu CTR aumentado de forma exponencial.

  • Como criar uma página de fãs no Google +

Funcionamento

O algoritmo de associação de autores do Google funciona baseado na tag "rel=author"; através deste pequeno código e do preenchimento de alguns campos específicos no perfil do autor no Google + torna-se possível para o Google criar uma associação entre ambos e interliga-los na SERP.

Quando esta associação é criada surgem também novas opções para o internauta que está realizando uma pesquisa no Google, uma delas é pesquisar somente por artigos escritos por um autor específico. A possibilidade deste tipo de pesquisa personalizada certamente criará uma grande valorização para as páginas de quem realmente produz conteúdo de qualidade ou que já é um autor conhecido no mundo da mídia física.

Além dos benefícios antes citados é quase certo que o Google também utilize a influência do autor como um dos fatores de posicionamento para exibição dos resultados de pesquisa. Deste modo os autores que são amplamente conhecidos e frequentemente tem seu conteúdo referenciado terão vantagem na hora do posicionamento de seus artigos e também quando acorrer algum tipo de plágio ou conteúdo duplicado.

Implementação

A implementação da associação de autoria de conteúdo pode ser feita de maneira bastante rápida e sem complicações. A primeira coisa que se deve fazer é adicionar o site ou blog que deseja assumir a autoria dentro da aba " Colaborador de" no seu perfil do Google +. Caso não queira que os outros visualizem que você colabora com o site ou bog adicionado basta alterar as configurações de visibilidade, que estão presentes logo abaixo de onde você digitou o endereço do site ou blog.

Depois de realizar o procedimento acima é necessário adicionar um link dentro de seu site ou blog apontando para seu perfil no Google +, esse link deve conter obrigátoriamente a tag "rel=author" para que o processo funcione de maneira adequada. Se o blog o qual você deseja assumir a autoria possui somente um autor o link pode ser adicionado na página inicial, caso contrário e indicado que cada autor adicione um link personalizado dentro de sua biografia (que aparece abaixo dos artigos).

Os números em vermelho devem ser alterados pelo número do seu perfil de usuário no Google +. Caso ainda não saiba qual é o seu número de usuário visite seu perfil do Google + e copie os números presentes na URL do mesmo.

Testando o funcionamento do rel=Author

Depois de ter realizado todo processo antes descrito é possível realizar um teste através do Google Ferramentas para Webmasters a fim de testar se implementação da associação autor-conteúdo foi concluida com sucesso. Para isto você deve acessar a ferramenta Google Rich Snippets, digitar o endereço do site ou blog que tentou assumir a autoria e verificar se uma mensagem semelhante a da imagem abaixo é exibida.

O processo de exibição de resultados personalizados, mesmo que o autor tenha realizado todo procedimento com sucesso, pode demorar semanas para acontecer. Não se assuste se o Google indicar que você realizou todo processo de maneira correta mais não associar de imediato seu perfil do Google + com seu blog nos resultados de busca.

Para finalizar...

A criação de uma associação entre um blog e um perfil do Google + pode ser um fator de grande importância quando se deseja criar uma identidade profissional solida na internet ou até mesmo melhorar o CTR de um blog nos resultados de pesquisa orgânica do Google. Aconselho a todos que implementem já esta funcionalidade, pois a extenção de seus deneficos é muito grande.